Submeter o animal de estimação a uma cirurgia é sempre estressante, tanto para os tutores quanto para os bichos, até porque qualquer procedimento cirúrgico, mesmo que simples, pode ser arriscado.
Por isso, você deve estar preparado para dar toda a assistência necessária ao seu pet no pós-operatório.
Procure um local confiável
Para evitar dores de cabeça e consequências negativas para seu pet, o primeiro passo é pesquisar sobre o veterinário e sobre o local em que a cirurgia será feita.
Aprovado o ambiente cirúrgico, o próximo passo é tirar todas as dúvidas. Vale perguntar o que vier à cabeça: quanto tempo demora a cirurgia, como ela será feita, quais devem ser os cuidados com o bichinho após o procedimento, enfim, tudo te deixe tranquilo.
É importantíssimo saber quais serão as condições de tratamento no pós-operatório. Você deve perguntar se o local fornecerá curativos, medicamentos, antibióticos, anti-inflamatórios ou o que mais for preciso para que a cirurgia corra bem.
É obrigação do local dar assistência antes, durante e depois do procedimento.
Outro aspecto primordial antes de escolher o local em que seu animal será operado, de acordo com o veterinário, é saber que tipo de anestesia será adotado no procedimento.
A inalatória é a melhor já que com a intravenosa, o animal corre mais riscos, como ter problemas respiratórios ou cardiológicos.
Análise pré-cirúrgica
É muito importante que você leve em consideração o protocolo adotado pelo veterinário antes de confiar o bichinho a ele.
Faça uma consulta pré-operatória, em que o veterinário irá fazer o exame de sangue para verificar o risco cirúrgico do seu pet.
Por exemplo, no hemograma completo, os médicos avaliarão as condições gerais de saúde do seu pet: se ele está com anemia, infecção, como estão as plaquetas (células responsáveis pela coagulação do sangue) etc.
Exames pré-cirúrgicos
É muito importante que o animal realize esses exames antes da cirurgia, quando detectada alguma alteração, ela deve ser tratada para que o animal seja operado com a máxima segurança.
Claro, que em casos de emergências, nem sempre é possível realizar esses exames. Dessa forma, manter os exames do animal em dia é fundamental. Um check up é sempre importante seja para nós humanos ou para nossos bichinhos.
Os exames necessários variam de acordo com o caso, mas os mais comuns são eletrocardiograma ou ecocardiograma, aferimento de pressão, hemograma e função renal.
Exames para verificar a saúde dos rins e do fígado também são altamente recomendados, uma vez que a anestesia será metabolizada nesses órgãos. Os exames são simples e, geralmente, ficam prontos no mesmo dia.
Se o caso do animal for mais sério (como uma cirurgia para a retirada de tumores, por exemplo), o ideal é que o profissional avalie em que pé está o câncer.
Nesses casos, é pedida uma radiografia de tórax e/ou abdominal para que o profissional avalie se há metástase.
Cuidados pré-cirúrgicos
Quando o animal é submetido a um procedimento anestésico para cirurgia, é importante seguir corretamente estas orientações:
1 – Jejum alimentar de 12 horas antes da cirurgia. (Esse tempo pode variar em cada caso).
2 – Tosa do animal de 3 a 5 dias antes da cirurgia e banho no dia anterior.
3 – Evitar levar o animal para passeios na rua no dia anterior.
4 – Se prescrito dê as medicações conforme orientação do veterinário.
5 – Já peça orientação quanto a possibilidade de internação pós-cirúrgica.
É muito importante que você tenha todos esses cuidados para evitar que seu pet vomite anestesiado, podendo sufocar com o próprio vômito ou contrarie uma infecção.
Providencie a roupinha cirúrgica ou o colar elizabetano antes da operação, para colocar no seu pet assim que a cirurgia terminar.
Você também deverá, ainda, ter condições de trocar os curativos e dar os medicamentos necessários para completar a recuperação da mascote.
Se não for possível fazer isso, talvez seja melhor optar por um hospital veterinário, em que o animal geralmente fica internado por 48 horas após a cirurgia.
Cuidados pós-cirúrgicos
Durante a recuperação anestésica, seu pet pode apresentar andar descoordenado, por isso, ele deve ser mantido em local baixo, onde não corra o risco de cair. Um ambiente sem muitos estímulos auditivos e visuais também contribui para um retorno anestésico tranquilo.
Deve-se também mantê-lo aquecido com um cobertor ou manta para que o aquecimento seja mantido no transporte para casa.
Alimentos e água podem ser administrados logo que ele se levantar, porém desde que o mesmo os procure. Nunca force água, alimento e/ou medicamento no período pós-operatório imediato, pois ele pode engasgar e asfixiar.
A frequência de troca e o tipo de curativo variam de acordo com o tipo de cirurgia e a evolução do quadro. Além disso, após a cirurgia você terá uma data de retorno, bem como a previsão de novos curativos e a data de retirada dos pontos.
Todas essas medidas são essenciais para que o seu pet se recupere totalmente.
Cuidado!
- Mesmo com todos os cuidados, às vezes a cirurgia pode não dar certo. Nesses casos, o corpo do animal fala:
- Observe a temperatura corporal do bichinho. Hipotermia (corpo gelado) pode ser um sinal de hemorragia interna.
- Mucosas hipocoradas (mais brancas que o normal) também podem ser um indício de hemorragia, pois podem indicar que o animal está perdendo sangue.
- Outro sintoma de hemorragia interna pode ser o aumento do abdômen após o procedimento.
- Temperatura corporal muito alta e secreção excessiva dos pontos podem significar infecção.
- Caso após a cirurgia não seja feito um controle de soro para eliminar o anestésico do corpo do animal, é possível que o bichinho desenvolva insuficiência renal e crises de hipertensão (mais comum em animais que passaram por anestesia intravenosa).
Onde Fazer Cirurgia no seu pet de forma segura
O Hospital Veterinário Karu Amigo está localizado na zona norte de Osasco e conta com equipe especializada e estrutura completa para atender o seu pet.
No Karu Amigo, nós temos: amplo centro cirúrgico, sala de emergência, alas de internação e equipamentos de alta tecnologia para realização de exames laboratoriais e de imagem.
Outro diferencial do Karu Amigo é o uso da anestesia inalatória em todos os procedimentos cirúrgicos. Esse tipo de anestesia é a opção mais segura para o seu pet e resulta em uma recuperação muito mais rápida e tranquila.
Clique no botão abaixo e marque sua consulta com a Karu Amigo.