Cão idoso: 3 cuidados para ter com o seu amigão

A idade chega para todo mundo.

Para os nossos parceiros de quatro patas não seria diferente. Até para eles, esse processo não é fácil, pois muita coisa muda e, provavelmente, ele já não é mais o mesmo de alguns anos atrás.

Talvez você já tenha percebido tais mudanças, ou simplesmente, ainda não sabe identificá-las. Independente disso, você descobrirá agora como saber se o seu amigo de longa data está em sua velhice e como cuidar deles de forma ainda mais especial.

Como identificar um cão idoso?

A idade nem sempre deve ser olhada como principal fator para identificar se o cão está em sua velhice, porque as raças têm expectativas de vida diferentes. Então, um bom jeito de descobrir é notar os sinais que aparecem como, por exemplo: 

  • Pelos começam a ficar grisalhos;
  • Dificuldade de locomoção;
  • Perda auditiva;
  • Dificuldade de enxergar;
  • Aumento do cansaço e sonolência;
  • Aparecimento de problemas urinários.

Saiba também que o dono deve estar atento a qualquer outro tipo de sinal fora do comum, e caso isso ocorra, o cão deve ser caminhado para um veterinário quanto antes.

Cuidados necessários que você deve ter com seu cão idoso

  1. BRINCADEIRAS E PASSEIOS

Ter um cão idoso não significa que você terá que parar de vez com as atividades, brincadeiras e passeios, mas que o cuidado terá que ser redobrado. Agora que o seu pet está nessa fase, irá exigir também muita paciência do dono. 

Mas alguns dos cuidados que você terá que ter com ele será:

  • Diminuir a intensidade; 
  • Diminuir a duração;
  • Se adaptar a brincadeiras que o seu pet consiga acompanhar.

Caminhadas curtas com frequência são essenciais, brinquedos interativos que exercitam a paciência, por exemplo, é uma boa ideia!

Uma dica importante: qualquer sinal de cansaço que o seu cachorro demonstrar, pare e deixe-o descansar.

  1. ALIMENTAÇÃO

Os cães nessa idade tendem a passar os dias mais sossegados o que, como consequência, muitas vezes resulta em aumento de peso.

Para evitar que isso aconteça, a dieta do cão deve ter menos gorduras, carboidratos e maior quantidade de fibras e proteínas. Além disso, precisa ser suplementada com vitaminas para equilibrar todo organismo e reduzir os sintomas do famoso envelhecimento.

Sempre com o acompanhamento de um veterinário nutrólogo, é importante atentar às necessidades nutricionais do animal nessa fase da vida.

  1. VISITAS AO VETERINÁRIO COM FREQUÊNCIA

A medicina veterinária tem avançado, proporcionando assim uma velhice feliz e confortável aos nossos amigos de longa data.

É interessante você fazer um check-up a cada 6 meses, por exemplo.

Também é importante fazer exames, mesmo que seu cão não apresente algum sintoma fora do comum, apenas para se certificar de que está tudo bem com ele.

Onde levar meu cão idoso para ser bem cuidado?

O Hospital Veterinário Karu Amigo está localizado na zona norte de Osasco e conta com equipe especializada e estrutura completa para atender o seu pet.

No Karu Amigo, nós temos: amplo centro cirúrgico, sala de emergência, alas de internação e equipamentos de alta tecnologia para realização de exames laboratoriais e de imagem.

Mantenha toda a carteirinha de vacinação do seu melhor amigo sempre atualizada para garantir uma saúde e longevidade. 

Clique no botão abaixo e marque sua consulta com a Karu Amigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post recentes

Newsletter

Fique por dentro dos temas atuais do mundo pet com o blog do Karu amigo.