Castração de Gatos: entenda porque castrar o seu pet

Se você é papai ou mamãe de gato, já deve ter ouvido falar muito sobre a castração. Ela é um procedimento preventivo fundamental para a saúde do seu pet. 

Indica-se que a castração seja feita antes dos 6 meses de idade do felino, macho ou fêmea. Na cirurgia de castração do macho, são removidos os testículos do gato, tornando-o infértil. Já na cirurgia de castração da fêmea, são removidos o ovário e o útero.

Com a castração, o seu gato terá acesso a inúmeros benefícios para a sua saúde física e mental. Quer saber quais? É só continuar lendo!

Benefícios da Castração

Os benefícios da castração para o seu gato são inúmeros. O mais óbvio é que a castração impede a reprodução indesejada. Gatos são animais independentes que, muitas vezes, saem das casas dos seus donos e passeiam sozinhos. A reprodução indesejada costuma ocorrer justamente nesses momentos em que o gato está sem supervisão, por isso a castração é a solução ideal e mais responsável para o problema.

Além de evitar ninhadas indesejadas e a superpopulação da espécie, a castração tem outros benefícios, como:

→ Redução do risco de câncer de mama (fêmeas) e testículos (machos)

→ Redução do risco de piometra, infecção de útero

→ Melhora no comportamento

→ Redução do stress no gato

→ Eliminação do cio

→ Eliminação da demarcação de território

Cuidados pre-cirúrgicos

Antes de realizar a castração, é importante atentar-se a alguns cuidados específicos. 

→ Agendar uma avaliação – em alguns hospitais veterinários ela é gratuita – para que o veterinário possa solicitar os exames necessários antes da castração, como o hemograma e eletrocardiograma.

→ O gato deve estar em jejum de 8h antes da cirurgia

→ O felino não pode estar no cio

Cuidados pós-cirúrgicos 

No pós-cirúrgico, alguns cuidados são imprescindíveis para que o seu pet tenha a melhor recuperação possível, como:

→ O uso de roupinhas ou acessórios de proteção

→ Limpeza da ferida cirúrgica

→ Alimentação adequada

→ Repouso

→ Administração correta dos remédios

Importante: tem alguma dúvida sobre os cuidados com o seu pet? Tire sempre suas dúvidas com o seu veterinário de confiança e siga suas orientações.

Onde Castrar

A castração é um procedimento cirúrgico e, por isso, deve ser feita por veterinários especializados em um espaço propício para receber o seu pet.

O Hospital Veterinário Karu Amigo está localizado na zona norte de Osasco e conta com equipe especializada a estrutura completa para atender o seu pet.

No Karu Amigo, nós temos: amplo centro cirúrgico, sala de emergência, alas de internação e equipamentos de alta tecnologia para realização de exames laboratoriais e de imagem.

Outro diferencial do Karu Amigo é o uso da anestesia inalatória em todos os procedimentos cirúrgicos. Esse tipo de anestesia é a opção mais segura para o seu pet e resulta em uma recuperação muito mais rápida e tranquila. 

Vamos castrar o seu gatinho?

Agende uma AVALIAÇÃO GRATUITA para castração com um de nossos veterinários clicando no botão abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Post recentes

Newsletter

Fique por dentro dos temas atuais do mundo pet com o blog do Karu amigo.

Cadastre-se na nossa Newsletter