Castração de Cachorros: o que saber antes de castrar

Já discutimos sobre a castração de gatos, mas a castração também é um assunto super importante no universo dos donos de cachorros. Seja macho ou fêmea, a castração é um procedimento que trás inúmeros benefícios para o seu pet e, consequentemente, para o tutor.

A idade mínima para castração de cachorro recomendada é a partir de 4 meses, após o término do ciclo de vacinas veterinárias, mas ela também pode ser feita em outras fases da vida do Pet. 

E o seu cachorro, já é castrado? continue lendo para entender todas as vantagens que vem com a castração e o que você, tutor, deve saber antes do procedimento.

O que vai melhorar na vida do seu Pet

As melhorias alcançadas na vida do seu pet com a castração são inúmeras. Além de impedir a reprodução indesejada e a superpopulação da espécie, a castração reduz consideravelmente o risco de doenças como o câncer de mama (fêmeas), câncer de testículos (macho), dentre tantas outras.

Com a castração, o seu cachorro também terá uma melhora no comportamento, com a redução de ansiedade, stress e a eliminação da necessidade de demarcação de território.

Os cuidados

Antes de realizar a castração do seu cachorro, é importante tomar certos cuidados pré e pós-cirúrgicos

Antes do procedimento da castração, o tutor deve agendar uma consulta de avaliação para que o veterinário possa avaliar a saúde do pet através dos exames necessários. Outros cuidados pré-cirúrgicos são o jejum de 8h antes da cirurgia e atentar-se para que o seu cachorro não esteja no cio.

No geral, a recuperação da castração é bem tranquila, mas certos cuidados após o procedimento são indispensáveis, como: o uso de roupinhas ou acessórios de proteção, limpeza da ferida cirúrgica, alimentação adequada, administração correta dos remédios e muito repouso.

Em resumo: siga as orientações do médico veterinário e o seu pet terá a melhor recuperação possível.

O perigo de uma castração mal feita

Apesar da castração ser um procedimento simples e de fácil recuperação, ela ainda é um procedimento cirúrgico e, por isso, traz riscos à vida do seu cachorro caso não seja realizada em um local de confiança.

Um dos pontos que mais acarretam risco ao seu pet está ligado à anestesia. Procure um local que utilize anestesia inalatória, já que ela é a opção mais segura para o seu pet e que resulta em uma recuperação muito mais rápida e tranquila. 

Outros riscos ligados à uma castração mal feita são:

→ Hemorragia

→ Infecções

→ Continuação do cio nas fêmeas (ovário remanescente

→ Edema

→ Dores

→ Febre

Onde Castrar

Depois de aprender sobre todos os riscos e cuidados ligados à castração de cachorro, é importante que o tutor procure um local de confiança e que esteja capacitado para cuidar do seu pet.

 O Hospital Veterinário Karu Amigo está localizado na zona norte de Osasco e conta com equipe especializada e uma estrutura completa, com amplo centro cirúrgico, sala de emergência, alas de internação e equipamentos de alta tecnologia para realização de exames laboratoriais e de imagem.

Outro diferencial do Karu Amigo é o uso da anestesia inalatória em todos os procedimentos cirúrgicos.

Vai castrar o seu cachorro?

Agende uma AVALIAÇÃO GRATUITA para castração com um de nossos veterinários clicando no botão abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Post recentes

Newsletter

Fique por dentro dos temas atuais do mundo pet com o blog do Karu amigo.

Cadastre-se na nossa Newsletter