Ultrassom e Raio X para cães e gatos: Tudo que você precisa saber

Assim como ocorre com a medicina humana, a medicina veterinária vem tendo avanços bastante rápidos quando o assunto é o diagnóstico de doenças em cães e gatos, tendo precisão e clareza do real problema.

Com isso, os exames de imagem vêm ganhando cada vez mais destaque na identificação, inclusive, de corpos estranhos dentro do seu pet como: osso, caroço de fruta, meia, pano, chupeta, brinquedos de crianças e pedras.

Os principais exames de imagem solicitados são o Raio X e o Ultrassom. 

O que é o Ultrassom e o Raio X?

Tratam-se de métodos não invasivos que são bem tolerados pelos animais, possibilitam diagnóstico de diversas doenças além de acompanhamento da evolução terapêutica.

Ultrassom

A ultrassonografia pode identificar dilatações e alterações no intestino além de permitir a avaliação da parede intestinal podendo detectar lesões focais como massas e lesões difusas como doença intestinal inflamatória. 

A identificação do corpo estranho pelo exame ultrassonográfico vai depender do formato, das propriedades físicas (material) do corpo estranho e das alterações intestinais associadas (o acúmulo de gás no trato gastrintestinal pode levar a falsos negativos). 

O aparelho de ultrassom é de certa forma bem complexo, porém para maior entendimento, explicaremos de forma bastante simplista.

O aparelho, através do transdutor e com o auxílio de um gel, emite ondas sonoras (inaudíveis para o ouvido humano) que criam uma espécie de “eco” no interior do corpo do animal. 

Essas ondas são refletidas de volta ao transdutor sendo convertidas pelo computador do aparelho, assim são produzidas imagens dos órgão do seu pet em tempo real na tela do monitor

Dessa forma é possível a visualização de tudo o que está acontecendo  até mesmo com seus devidos movimentos (batidas do coração ou movimentos peristálticos, por exemplo).

Raio X

O exame do raio X é usado para ver “por dentro” do corpo do seu pet e vem sendo utilizado há mais de 30 anos no diagnóstico veterinário. A grosso modo, ele fotografa o animal, como uma diferença, fotógrafa por dentro. 

Para obter a imagem, é utilizado um equipamento que funciona como se fosse uma grande máquina fotográfica.

Dentro desta máquina, existe uma espécie de flash que emite uma luz invisível de altíssima energia, que o olho humano não consegue enxergar. Essa luz é tão forte que atravessa o corpo do animal como se ele fosse transparente.

A única coisa que “dificulta” a passagem desse raio são os ossos, que aparecem um uma chapa metálica (semelhante aos antigos filmes fotográficos) que é utilizada no exame, por isso possíveis fraturas ou lesões poderão ser observadas no exame. 

Além disso, com o auxílio de contrastes químicos específicos observa-se também outros órgãos.

O exame Raio X também permite uma visão panorâmica das estruturas torácicas, abdominais, ósseas e articulares dos “pets”.

Benefícios dos Exames de Imagens

Com os exames de imagem, os médicos veterinários vêm tendo uma melhor identificação do problema com posterior indicação do melhor tratamento para que seu cão ou gato tenha uma rápida recuperação.

Mas claro, além da boa qualidade do equipamento, a experiência e conhecimento do Médico Veterinário imaginologista é fundamental para a obtenção de imagens nítidas e, principalmente, para interpretá-las, obtendo diagnósticos confiáveis.

Deu para perceber que o raio X complementa o ultrassom e vice e versa. A escolha do primeiro exame (e não o único) pode ser tomada pelo histórico do paciente, por exemplo, o relato de o paciente ter ingerido um corpo estranho metálico, direcionado para a radiografia. 

Resumindo, a realização do raio X e do ultrassom abdominal no caso de suspeita de obstrução diminui os falsos negativos e dão informações importantes para o cirurgião planejar a cirurgia diante de um quadro fechado de obstrução.

Solicitando o exame de Raio-X e Ultrassom

No entanto, o tutor pode “ajudar” na saúde de seu animal. Pets não sabem “falar” quando estão com dor ou estão com algum desconforto físico.

Por isso, ao observar qualquer sinal de desconforto em seu cão ou gato, leve-o imediatamente a um veterinário de confiança, ele terá todas as condições de atender o seu pet e solicitar o exame de raio x, caso sinta necessidade. 

Lembrando que este exame será sempre um pedido do médico veterinário. Mas não se preocupe caso o veterinário solicite o exame, seu animal não irá sofrer, o exame é rápido, indolor e na maioria das vezes esclarecedor sobre a patologia que o animal pode ter.

O que mostra o exame

Feito o exame, o laboratório ou o tutor envia as imagens e um laudo assinado pelo responsável do laboratório de imagens, indicando o resultado do exame.

Ao receber os resultados, o veterinário lê o laudo, analisa as imagens (a procura de fraturas, luxações, ligamentos rompidos, corpos estranhos e tumores) e em conjunto com a análise clínica previamente realizada tira suas conclusões, prescrevendo o melhor tratamento para que o animal tenha uma rápida melhora.

Agora que você já sabe o que é o exame de Raio X e Ultrassom, confira o blog da Karu Amigo e tenha outros conteúdos de bem-estar e saúde animal em primeira mão. Dessa forma, você garante a felicidade e a qualidade de vida do pet. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Post recentes

Newsletter

Fique por dentro dos temas atuais do mundo pet com o blog do Karu amigo.

Cadastre-se na nossa Newsletter