Parvovirose (Quais os sintomas? como tratar? e qual a causa?)

Artigo Parvovirose Canina 

O seu cãozinho está tendo diarréias e vômitos intensos? Cuidado! Ele pode ter contraído a parvovirose canina. Mas afinal, o que é esta doença?

A Parvovirose Canina é uma doença viral que acomete cães de todas as idades, afetando o sistema gastrointestinal dos pets. A virose é extremamente contagiosa e tem evolução rápida, podendo levar ao óbito do animal. 

Conheça mais sobre as causas, sintomas, tratamento e prevenção da parvovirose canina abaixo e entenda como proteger o seu amigo peludo.

Causas da Parvovirose Canina

Como o próprio nome sugere, a parvovirose canina é causada por um vírus, o parvovírus, pertencente à família parvoviridae

Com alta resistência e rápida reprodução, o parvovírus é normalmente encontrado nas fezes e em outras secreções de animais contaminados, além de nos objetos e superfícies que entram em contato.

O vírus da parvovirose canina sobrevive por meses fora do corpo do hospedeiro, por isso sua  taxa de contaminação é alta. Ao entrar na corrente sanguínea do animal, o parvovírus se espalha pelos órgãos e tecidos do corpo.

Quais são os sintomas da Parvovirose Canina?

Os sintomas da parvovirose canina aparecem normalmente a partir de 1 semana da contaminação e evoluem muito rápido, devido a ágil reprodução do vírus. Os principais sintomas clínicos da doença são:

→ Falta de apetite

→ Desidratação

→ Vômitos

→ Diarreia

→ Dores abdominais intensas

Como prevenir e tratar a Parvovirose Canina?

Caso o seu pet apresente algum dos sintomas listados acima, é importante levá-lo ao veterinário de forma imediata, já que o quadro da parvovirose canina se desenvolve muito rapidamente. O diagnóstico é confirmado pelo médico através de uma avaliação clínica e exames laboratoriais.

O tratamento da parvovirose canina consiste na hidratação do animal e na administração dos medicamentos necessários para combater os sintomas. A depender da evolução da doença, pode ser necessária a internação do pet para um cuidado mais intensivo.

Importante: Caso o pet fique em uma casa onde habitam outros animais, é importante fazer o isolamento do pet infectado, já que, como já foi mencionado acima, a doença é altamente contagiosa. 

Muito melhor do que tratar, é prevenir. A prevenção da parvovirose canina é feita através da vacina polivalente, ministrada no pet ainda filhote. Caso o protocolo de vacinação ainda não tenha sido concluído, é importante evitar sair de casa com o pet, já que ele está vulnerável a diversas doenças.

Outra forma de prevenção é a higiene. Ao sair para passear com o seu bichinho, evite que ele entre em contato com as vezes de outros animais. Também é importante fazer a higienização dos ambientes frequentados pelo pet com frequência.

Está a procura de um local de confiança para vacinar ou tratar o seu melhor amigo em Osasco?

O Hospital Veterinário Karu Amigo tem funcionamento 24 horas, a melhor infraestrutura e todos os serviços necessários para cuidar da saúde integral do seu pet. Ele está localizado na zona norte de Osasco, bairro Rochdale, rua Águas de São Pedro, n°454. 

Clique no botão abaixo para falar com a equipe de atendimento do Karu Amigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post recentes

Newsletter

Fique por dentro dos temas atuais do mundo pet com o blog do Karu amigo.