Mudanças Climáticas e saúde animal: o que você precisa saber.

Você já parou para pensar em como o clima afeta todas as áreas da nossa vida, inclusive nossa saúde?

Pois é, os pets não ficam fora dessa. Seja o excesso de calor ou frio repentino, as mudanças climáticas têm grande influência na saúde e bem-estar dos nossos amigos peludos. O tutor deve entender como o clima afeta o seu pet para tornar essas mudanças mais confortáveis. 

Os efeitos das mudanças climáticas

A influência que as mudanças climáticas terão no pet depende de vários fatores, dentre eles a raça do animal e o clima do local onde ele mora. O Chihuahua, por exemplo, é uma raça de cachorro bem adaptada a climas quentes. Já o Huskie se dá melhor em locais mais frios. 

Ao conhecer bem as características natas do seu animal, fica mais fácil saber como fazer as devidas adaptações com as mudanças climáticas. Ainda assim, existem alguns cuidados gerais que devem ser levados em conta na hora de cuidar dos nossos pets.

Como proteger o seu Pet?

Cada extremo climático exige cuidados específicos com os nossos bichinhos. Confira abaixo algumas dicas de como manter o seu pet confortável, independente do clima.

  • Climas Quentes: 

→ Mantenha o seu pet bem hidratado, deixando sempre água por perto; A água deve estar fresca e ser trocada no mínimo 2 vezes por dia; 

→ Opte por caminhar com o pet em horários mais frescos, como no final da tarde, depois das 16h;

→ Deixe a tosa do seu animal em dia, levando em conta recomendações de um profissional;

→  Aumente a frequência dos banhos para manter o seu pet refrescado;

  • Climas Frios:

→ Se o seu pet for menos adaptável ao frio, invista em acessórios como roupinhas para o aquecer;

→ Mantenha a cama ou casinha do seu animal em um local abrigado. Se estiver muito frio, disponibilize um cobertor para aquecê-lo;

→ Opte por banhos mornos e evite deixar o pet com o pelo úmido, prevenindo a proliferação de bactérias;

→ Certifique-se de que o seu pet está com o calendário de vacinação em dia, protegendo-o de diversas doenças respiratórias características do clima mais frio;

O clima e as doenças respiratórias

Uma das consequências mais comuns das mudanças climáticas são as doenças respiratórias, que afetam os pets principalmente em climas secos e frios, o que facilita a propagação de vírus e bactérias. 

Algumas das doenças respiratórias mais comuns são: gripe, pneumonia, rinite, sinusite, asma e bronquite alérgica.

Fique de olho em sintomas, como: espirros, fatiga, coriza, febre e dificuldade para respirar.

Cuide do seu Pet no Karu Amigo

Ao perceber os primeiros sinais de dificuldade respiratória e outros sintomas relacionados no seu pet, é importante levá-lo a um hospital veterinário para receber cuidados profissionais, evitando o desenvolvimento de patologias graves. 

No Hospital Veterinário Karu Amigo, localizado na zona norte de Osasco, o seu pet tem acesso a uma estrutura completa para cuidar da sua saúde: funcionamento 24h, atendimento especializado, ampla infraestrutura e muito mais.  

Para proteger o seu pet contra as doenças respiratórias, é importante estar com a vacinação em dia. No Karu Amigo, você também conta com um rico protocolo de vacinação para imunizar o seu bichinho.

Clique no botão abaixo para falar com a nossa equipe de atendimento e agendar a consulta e vacinação do seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post recentes

Newsletter

Fique por dentro dos temas atuais do mundo pet com o blog do Karu amigo.