Cardiologia Veterinária

Cuide do coração do seu Pet

Ao se falar das doenças cardíacas, muitos papais e mamães de pet se assustam. Entretanto, importantes avanços vêm sendo feitos na medicina veterinária especializada, tornando o diagnóstico e tratamento das doenças relacionadas ao coração dos cães e gatos muito mais assertivos.

A cardiologia veterinária é a especialidade responsável por identificar e tratar as principais doenças cardíacas dos pets. Com o acompanhamento de um veterinário especialista e os devidos cuidados, o seu pet tem a chance de viver com saúde e bem estar, mesmo que esteja lidando com cardiopatias.

Antes de tudo: o primeiro passo é identificar sintomas suspeitos.

Sintomas para ficar de olho

Alguns sintomas apresentados pelo pet podem ser indicativos de uma doença cardiopata. É importante acompanhar de perto o comportamento do seu bichinho e, caso necessário, levá-lo para um especialista.

Preste atenção em sintomas como:

  • Dificuldade respiratória
  • Cansaço excessivo
  • Perda de peso repentina
  • Tosse
  • Desmaios
  • Língua azulada

Principais doenças cardíacas

As causas das doenças cardíacas nos cães e gatos são diversas. Elas podem ser congênitas (desde o nascimento ou obtidas nos primeiros meses de vida), hereditárias ou adquiridas ao decorrer da vida do pet.

É importante reforçar que, apesar de serem mais comuns na velhice, as doenças cardíacas podem acometer os pets em qualquer idade. Algumas das doenças mais encontradas são:

Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC): Degeneração nas valvas cardíacas, causando uma desregularização na circulação sanguínea.

Dirofilariose: Conhecida como “doença do verme do coração”, a complicação parasitária cardiopulmonar chega ao nível mais alto de gravidade com a presença de vermes adultos nas artérias pulmonares, podendo levar à insuficiência cardíaca. 

Cardiomiopatia dilatada: Doença cardíaca crônica, onde o músculo cardíaco fica fino e enfraquecido, dificultando o processo de contração do órgão.

Cardiomiopatia hipertrófica: Hipertrofia do músculo do coração, causando uma complicação no fluxo sanguíneo.

Onde tratar o seu Pet

É vital que os pets cardiopatas tenham o acompanhamento de um profissional especializado. No Hospital Veterinário Karu Amigo você conta com inúmeras especialidades para cuidar da saúde integral do seu pet, incluindo a Cardiologia Veterinária.

Com uma estrutura completa e funcionamento 24 horas, o hospital está localizado na zona norte de Osasco, bairro Rochdale, rua Águas de São Pedro, n°454.

Quer agendar uma consulta especializada para o seu Pet?

Clique  no botão abaixo e faça o agendamento com a equipe Karu Amigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Post recentes

Newsletter

Fique por dentro dos temas atuais do mundo pet com o blog do Karu amigo.

Cadastre-se na nossa Newsletter