Abril Laranja: juntos contra a crueldade animal

A maioria dos donos de Pets ou qualquer pessoa que já olhou nos olhos de um animal tem dificuldade em idealizar como alguém pode praticar maus-tratos contra essas criaturas tão cheias de pureza e felicidade.

Infelizmente, essa crueldade acontece todos os dias. De acordo com dados da Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (DEPA) da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo, houve um aumento de 15,60% no número de denúncias de maus-tratos contra animais em 2021.

Com essa mesma problemática em mente, a Sociedade Americana para Prevenção da Crueldade contra Animais (ASPCA) criou o Abril Laranja em 2006, uma campanha com o intuito de conscientizar as pessoas sobre os maus-tratos sofridos pelos animais, convidando toda a sociedade a contribuir com a causa. A campanha foi aderida em todo o mundo, inclusive no Brasil.

Tipos de crueldade animal

Mas o que é considerado crueldade animal? Ao contrário do que muitos acham, os maus-tratos animais são muitos e vão além da agressão física. Confira abaixo exemplos de crueldade animal que devem ser combatidas:

→ Abandono

→ Trabalho excessivo 

→ Falta de água e comida de forma regular

→ Permanência em locais pequenos, insalubres ou sem abrigo de sol, chuva e frio

→ Ferimentos, mutilações e envenenamentos

→ Permanência do animal em correntes

→ Privação de assistência veterinária quando necessário

O que fazer para apoiar a causa

É dever de toda a sociedade combater a crueldade animal. Devemos zelar não apenas pelos nossos pets e outros animais mais próximos ao ser humano, como cães e gatos, mas sim por todas as espécies. 

No Brasil, de acordo com a Lei Federal n° 9.605/98, praticar crueldade animal é crime e pode ser punido com multas, apreensão do animal ou até mesmo prisão.

Presenciou um ato de crueldade animal? denuncie

Você pode realizar a sua denúncia através da Polícia Militar (190), do Disque Denúncia (181), do Disque Ambiente (0800 11 35 60) ou do Ibama (0800 61 80 80). Lembrando que ela pode ser feita de forma anônima, então não tenha medo! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Post recentes

Newsletter

Fique por dentro dos temas atuais do mundo pet com o blog do Karu amigo.

Cadastre-se na nossa Newsletter